top of page
Título Vagão98 - Nossa História.png

Missão
Promover o desenvolvimento artístico e cultural em Lambari e região.

 

Visão
Tornar o Centro Cultural Vagão 98 um centro de referência no setor da economia criativa Nacional

 

Valores
Transparência
Parceria
Iniciativa
Persistência
Reconhecimento

 

A Fundação Cultural Vagão 98 começou a ser gestada no já distante ano de 1990, quando Paulo Guerra e Elizabeth Simões, um casal carioca da gema, trocou a Cidade Maravilhosa por Lambari-MG. 

Além da vontade de recuperar vínculos familiares e afetivos nas alterosas mineiras, o casal trouxe com a bagagem o desejo de participar dos movimentos culturais e artísticos na região. 

Em 1994, ano do falecimento do clown Mussum e do maestro Antônio Carlos Jobim, Paulo e Elisabeth haviam marcado o primeiro território: inauguraram uma livraria. Ao final de 2011, quando o escritor cubano Guillermo Cabrera Infante lançou o exótico romance “A ninfa inconstante”, eles conseguiram adquirir um imóvel na região central da cidade, para sediar a Estação Mercado do Livro. 

A ideia inicial, de ampliar o espaço da livraria, logo se converteu na ambição de adequar o prédio para receber atividades artísticas nos andares superiores.

No conturbado ano de 2013 vieram os primeiros parceiros de ocupação artística do prédio, e com eles a ideia de fundar uma instituição cultural. No ano seguinte, o Centro Cultural Vagão 98 nasceu como um coletivo de produtores e artistas, mantido com receitas obtidas com a oferta de cursos livres e por doações dos próprios idealizadores. 

Em 2017, o coletivo decidiu que era hora de alçar o Vagão à instituição sem fins lucrativos. Batizada como Fundação Cultural Vagão 98, a entidade seguiu se consolidando ano a ano, em direção se converter em patrimônio cultural do Sul de Minas. 

Nos anos de 2019 e 2020 a entidade produziu e ofertou expressivos 163 programas artísticos e culturais. Parte deles realizados na própria sede, um espaço aconchegante e estruturado para ser palco das diversas linguagens artísticas.

Tudo isso só foi possível graças a parceiros e apoiadores leais, diretores e conselheiros experientes e uma equipe executiva que hoje conta com gestores de projetos, de comunicação social e curadoria artística. 

Passados sete anos desde os primeiros sonhos, o Vagão 98 é hoje, sem dúvida, uma das locomotivas da chamada economia criativa no interior mineiro. 

Vem também fazer parte dessa história!

Sarau de Setembro de 2022

Sarau de setembro de 2022

Nossa trajetória

trajetória Vagão 98.png
bottom of page