Título Vagão98 - Blog.png
  • Lelo Brito

Atualizado: 31 de out.


Na quinta-feira (03/11), às 14h, o Vagão 98 oferece uma Aulão intensivo e gratuito de Língua Portuguesa, Literatura e Redação para quem quer arrebentar no ENEM ou no Vestibular.


Nos dias 13 e 22 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vai classificar milhares de estudantes brasileiros para o ingresso nas melhores universidades do país. Para colaborar com quem vai encarar esse desfio ou está se preparando para encará-lo nos próximos anos, o Vagão 98, em parceria com o Grupo Unis, de Varginha-,MG, e com o Instituto Federal, campus de Três Corações-MG, oferece um Aulão gratuito e imperdível a respeito das disciplinas da primeira fase da prova.


O Aulão abordará Língua Portuguesa, Literatura e Linguagem e será ministrado por professores de duas das escolas sul mineiras com melhor desempenho nas avaliações educacionais do país.


A Profa. Dra. Carina A. D. de Melo é mestra em Linguagem, Cultura e Discurso e doutora em Linguística, além de coordenadora do curso de graduação em Letras do Grupo Unis há 12 anos; ela é também presidenta do Conselho Curador do Vagão 98. O Prof. Ms. Igor Alves é poeta, mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura, cursou Estudos Literários no México e é docente titular do Instituto Federal do Sul de Minas, campus de Três Corações.


"O Aulão do ENEM do Vagão 98 é uma grande oportunidade para quem quer se garantir no ENEM e nos vestibulares de 2022 e 2023", comenta a Dra. Carina A. D. Melo. "Mandar bem no ENEM não é um bicho de sete cabeças, mas tem que se dedicar. O Aulão do Vagão 98 é para quem quer mandar bem", acrescenta o Ms. Igor Alves. Havendo interesse dos estudantes da Lambari e região pelo Aulão de Linguagem, o Vagão 98 promoverá, entre a primeira e a segunda fase do Enem, o Aulão com as demais áreas do conhecimento que integram a exame. O Vagão 98 está de portas abertas para você. Conheça a nossa programação e vem fazer parte da nossa comunidade artística e cultural.


Mais informações ou para comunicar a participação de turmas: lelodebrito@vagao98.org




44 visualizações0 comentário
  • Lelo Brito

Na noite de sábado (2/9), o Cineclube do Vagão 98 exibiu o documentário brasileiro “Alma Imoral” (2019), de Silvio Tendler, a respeito do livro homônimo de ensaio do rabino Nilton Bonder. Filme e livro discutem a tensão constante, na história e na vida cotidiana, das forças da tradição e da transgressão, destacando momentos em que a rebeldia resultou na ampliação da consciência humana.

A partir de passagens bíblicas e de parábolas, debates e interpretações semíticas do cânone da tradição judaico-cristã o livro reúne exemplos de transgressões míticas cometidas para se preservar ou fazer evoluir a vida. O filme, ao mesclar depoimentos de grandes personalidades contemporâneas transgressoras, de origem judia, com trechos do livro, evidencia a presença da desobediência criadora em diversas esferas do comportamento e da sociedade atual, tais como a sexualidade, a política, as artes, as religiões e o identitarismo.

Com a exibição de Alma Imoral no Cineclube do Vagão 98, no sábado (2/9), encerrou-se um debate iniciado na semana anterior (26/8), com o bate-papo sobre o livro que originou o filme que foi travado em nosso Clube de Leitura Trem de Ler. Foi uma rica experiência de meditação sobre a cultura, a tradição, a moral e a ética.


“Há um olhar que sabe discernir entre o certo e o errado. Há um olhar que enxerga quando a obediência significa desrespeito e a desobediência representa respeito. Há um olhar que reconhece os curtos caminhos longos e os longos caminhos curtos. Há um olhar que não desnuda, que não hesita em afirmar que existem fidelidades perversas e traições de grande lealdade”, resume Nilton Bonder. O Vagão 98 está de volta a todo vapor, confira aqui a nossa programação de setembro!


Doe a partir de 50 reais para o Vagão 98 e ganhe um exemplar de "Laboratório de Sonhos", autobiografia de Eugênio Rodrigues. Chave pix do Vagão 98 e WhatsApp para informar a doação e solicitar o livro: 35998114308




5 visualizações0 comentário
  • Lelo Brito

2/9 (sex) - às 19h - Cineclube exibe: A alma imoral. Documentário de Silvio Tendler. Grandes intelectuais e artistas falam sobre suas experiências de ruptura e transgressão. O filme é inspirado no livro homônimo de Nilton Bonder. Onde: Sede do Vagão 98, 3º piso*

Acesso: livre e gratuito.

3/9 (sáb) - 10h00 às 16h00 - Exposição Oratório-Balé, de Henrique Monteiro: série de ilustrações originais, feitas com técnica mista, que apresentam alguns dos principais bailarinos da dança contemporânea brasileira e mundial.

Onde: Sede do Vagão 98, 2º piso*

Acesso: livre e gratuito. 8/9 (quin) - às 19h - Ensaio do grupo de teatro amador Ridícullus. Atividade fechada ao público. 9/9 (sex) - 14h00 às 17h00 - Exposição Oratório-Balé, de Henrique Monteiro: série de ilustrações originais, feitas com técnica mista, que apresentam alguns dos principais bailarinos da dança contemporânea brasileira e mundial.

Onde: Sede do Vagão 98, 2º piso*

Acesso: livre e gratuito. 9/9 (sex) - 19h - Reunião com artistas sobre o projeto Encubadora de Artistas: rodada de conversas sobre as possibilidades de parcerias para uso da estrutura da entidade. Onde: Sede do Vagão 98, 3º piso*

Acesso: livre e gratuito. 10/9 (sáb) - 10h00 às 16h00 - Exposição Oratório-Balé, de Henrique Monteiro: série de ilustrações originais, feitas com técnica mista, que apresentam alguns dos principais bailarinos da dança contemporânea brasileira e mundial.

Onde: Sede do Vagão 98, 2º piso*

Acesso: livre e gratuito.

15/9 (quin) - às 19h - Ensaio do grupo de teatro amador Ridícullus. Atividade fechada ao público. 16/9 (sex) - 14h00 às 18h00 - Exposição Oratório-Balé, de Henrique Monteiro: série de ilustrações originais, feitas com técnica mista, que apresentam alguns dos principais bailarinos da dança contemporânea brasileira e mundial.

Onde: Sede do Vagão 98, 2º piso*

Acesso: livre e gratuito. 16/9 (sex) - 19h - Lambari em debate: diálogos sobre o patrimônio natural e material de Lambari-MG Onde: Sede do Vagão 98, 3º piso*

Acesso: livre e gratuito. 17/9 (sáb) - 10h00 às 16h00 - Exposição Oratório-Balé, de Henrique Monteiro: série de ilustrações originais, feitas com técnica mista, que apresentam alguns dos principais bailarinos da dança contemporânea brasileira e mundial.

Onde: Sede do Vagão 98, 2º piso*

Acesso: livre e gratuito. 17/9 (sáb) - 19h - Jam jovem do Vagão 98 - se você é músico, traga seu instrumento para uma noite dedicada à música instrumental e à canção popular!

Onde: Sede do Vagão 98, 3º piso*

Acesso: livre e gratuito. 22/9 (quin) - às 19h - Ensaio do grupo de teatro amador Ridículus. Atividade fechada ao público. 23/9 (sex) - 14h00 às 18h00 - Exposição Oratório-Balé, de Henrique Monteiro: série de ilustrações originais, feitas com técnica mista, que apresentam alguns dos principais bailarinos da dança contemporânea brasileira e mundial.

Onde: Sede do Vagão 98, 2º piso*

Acesso: livre e gratuito. 24/9 (sáb) - 10h00 às 16h00 - Exposição Oratório-Balé, de Henrique Monteiro: série de ilustrações originais, feitas com técnica mista, que apresentam alguns dos principais bailarinos da dança contemporânea brasileira e mundial.

Onde: Sede do Vagão 98, 2º piso*

Acesso: livre e gratuito. 24/9 (sáb) - 19h - Sarau do Vagão 98 - o evento mais democrático, emocionante e querido do Vagão 98. Uma noite com poesia, música, teatro e dança, feita por todos, para todos.

Onde: Sede do Vagão 98, 3º piso*

Acesso: livre e gratuito. 29/9 (quin) - às 19h - Ensaio do grupo de teatro amador Ridículus. Atividade fechada ao público. 30/9 (sex) - 14h00 às 17h00 - Exposição Oratório-Balé, de Henrique Monteiro: série de ilustrações originais, feitas com técnica mista, que apresentam alguns dos principais bailarinos da dança contemporânea brasileira e mundial.

Onde: Sede do Vagão 98, 2º piso*

Acesso: livre e gratuito. 30/9 (sex) - 18h00 às 20h00 - Clube de Leitura Trem de Ler: roda de prosa sobre o romance Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach, grande clássico da literatura mundial.

Onde: Livraria Estação Mercado do Livro, térreo*

Acesso: livre e gratuito. 01/10 (sáb) - 10h00 às 16h00 - Exposição Oratório-Balé, de Henrique Monteiro: série de ilustrações originais, feitas com técnica mista, que apresentam alguns dos principais bailarinos da dança contemporânea brasileira e mundial.

Onde: Sede do Vagão 98, 2º piso*

Acesso: livre e gratuito. *A sede do Vagão 98 fica na Pça. Vivaldi Leite Ribeiro, 98, Centro, Lambari-MG

Doe a partir de 50 reais para o Vagão 98 e ganhe um exemplar de "Laboratório de Sonhos", autobiografia de Eugênio Rodrigues. Chave pix do Vagão 98 e WhatsApp para informar a doação e solicitar o livro: 35998114308




Mais informações: lelodebrito@vagao98.org / 35-99811-4308





19 visualizações0 comentário