top of page
  • Foto do escritorLelo Brito

MOSTRA ANSELMO ONLINE

Atualizado: 16 de dez. de 2021


Entre 11 e 17 de dezembro o Vagão 98 apresenta um dos maiores cineastas brasileiros do Séc. XX


Bem-vindo à Mostra Anselmo Online do Cineclube do Vagão 98, que comemora o centenário do nascimento de Anselmo Duarte (1920-2020), o único cineasta brasileiro que conquistou a Palma de Ouro em Cannes, de 1962, o maior prêmio de cinema mundial.


Injustiçado pela crítica nacional e incensado pelo gênio e pelo lugar que galgou na memória do cinema mundial, Anselmo Duarte despontou como galã das chanchadas da Atlântida, na década de 1950, e se consolidou como um dos maiores cineastas de seu tempo. Tendo atuado como ator e diretor em dezenas de filmes, adaptou para o cinema com estrondoso sucesso a peça "O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes. Além de conquistar o prêmio maior no Festival de Cannes de 1962, a adaptação foi indicada ao título de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar e venceu alguns dos principais prêmios do mundo naquele ano.


Anselmo Duarte foi um artista vocacionado, que cunhou uma obra profundamente brasileira, de grande qualidade técnica, que representa um capítulo fundamental do cinema brasileiro no Séc. XX.

Até o próximo final de semana (17/12), você verá três filmes dirigidos por Anselmo Duarte e um documentário a seu respeito feito por seu filho, Anselmo Duarte Jr., na Mostra Anselmo Online do Cineclube do Vagão 98. Os filmes ficarão disponíveis, a partir da estreia, durante toda a Mostra e serão exibidos em links publicados abaixo e nas redes sociais do Vagão 98.


PROGRAMAÇÃO





Sexta, 17/12 20h: De Salto para o Cinema (2001 - filme de Anselmo Duarte Jr.)

*O Pagador de Promessas ficará disponível até terça-feira (14/12), 20h.



106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page