top of page
  • Foto do escritorLelo Brito

MOSTRA DOMINGOS OLIVEIRA 85 ANOS

Atualizado: 19 de out. de 2021


Para comemorar os 85 anos do cineasta, dramaturgo, ator e escritor carioca Domingos Oliveira, que se completariam no dia 28 de setembro, o Cineclube do Vagão 98 e a Forte Filmes apresentaram a Mostra Domingos Oliveira 85 anos, que apresentou quatro filmes e duas mesas virtuais sobre a vida deste que foi um dos maiores artistas brasileiros de seu tempo. As atrações foram exibidas por meio de link e senha fornecidos pela produtora e através do canal do YouTube do Vagão 98. Os filmes ficaram disponíveis por 48h após a estreia.



A primeira atração da Mostra, o filme “BR 716”, com Caio Blat, Glauce Guima e grande elenco, foi ao terça-feira (28/9), às 20h30. Após a exibição, Glauce Guima, que venceu o Kikito de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante no 44º Festival de Gramado por sua atuação em “BR”, conversou com convidados sobre o filme e a obra de Domingos Oliveira. “BR 716” conta a história das delícias, paixões e excessos da boemia carioca que viu se formar no horizonte, como uma nuvem pesada sobre a vida, o golpe militar de 1964.


“Eu sempre achei a política importante, mas não a coisa mais importante do mundo. A coisa mais importante do mundo para mim é o amor. Se você pega qualquer pessoa, o homem mais vil ou o mais insignificante do mundo, e começa a conversar com ele, após o segundo uísque ele vai te contar sobre o grande amor da sua vida, sobre como ele teve ou não teve uma filha”, comentava Oliveira em entrevistas, a respeito de sua obra repleta de histórias autobiográficas.



Na noite de 02 de outubro (sáb), às 20h30, a Mostra apresentou “Todo mundo tem problemas sexuais”. Trata-se de uma comédia de costumes, criada a partir de peça teatral homônima escrita por Oliveira e Alberto Goldin. O filme narra, com graça e sem cenas de nudez, cinco histórias de encontros e desencontros íntimos, de casais e entre casais brasileiros. Com Priscilla Rozenbaum, Pedro Cardoso, Orã Figueiredo e grande elenco, este é um dos filmes mais hilários de Domingos Oliveira.







Na quinta-feira (30/9), às 19h30, a Mostra apresentou ainda a mesa de debates “Produção de cinema no Brasil, com Renata Paschoal, atriz e produtora de Oliveira, Priscilla Rozenbaum, atriz, roteirista, assistente de direção e companheira de Oliveira nas últimas décadas, e Marcelo Leme, diretor de cinema e responsável pelo audiovisual no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas.



NOVIDADE!

A Forte Filmes brindou o público do Vagão 98 com um presentão! A partir da terça-feira (5/10), às 20h30, foi exibido "Carreiras" (2007, 72'). "Carreiras" conta uma noite da vida da jornalista Ana Laura (Priscilla Rozenbaum). Aos 40 anos, bela e bem informada, âncora de um telejornal, ela está muito insatisfeita com as sucessivas perdas de espaço dentro da emissora. Entre uísques e carreiras de cocaína, telefonemas e visitas inusitadas, se lança em uma vingança figadal, que termina pela manhã com uma surpresa improvável. "Carreiras" é um dos principais "BOAs", como Domingos Oliveira batizou seus seis filmes feitos com "Baixo Orçamento e Alto-astral".


No dia 07 de outubro (quin) foi a vez do Cineclube do Vagão 98 se reunir para uma conversa risonha e franca sobre a obra de Domingos Oliveira. Através do e-mail comunicacao@vagao98.org você pode se inscrever para participar do cineclube, que está retomando suas atividades com a realização da Mostra.



Na noite de encerramento da Mostra, no sábado 02 de outubro, também às 20h30, foi exibido o documentário “Domingos”, de Maria Ribeiro. Montado com entrevistas, registros de ensaios de peças teatrais e trechos de filmes de Oliveira, o documentário mostra como vida, obra, paixões e obsessões do autor se mesclam em um legado que tem, ao mesmo tempo, a densidade filosófica da grande arte e a agilidade astuta do cotidiano. “Minha obra é medíocre. O meu ponto de vista sobre a vida é que é fascinante”, brinca o diretor em depoimento ao documentário.






A Mostra Domingos Oliveira 85 anos teve o apoio de: Cinecipó - Belo Horizonte-MG; Mostra Audiovisual de Cambuquira (MosCa) - Cambuquira-MG; Fundação Cultural de Varginha - Varginha-MG; Gato Cinza - Varginha-MG; Marginárlia Filmes - Campanha-MG; Instituto Moreira Salles - Poços de Caldas-MG.

Canais na Internet: www.vagao98.org

@vagao98

Mais informações: comunicacao@vagao98.org



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page