Até domingo (18/7) você pode concorrer a um box com a Obra Completa
de Henriqueta Lisboa
A TEIMOSA DO IMPOSSÍVEL
Por Lelo de Brito e Lilian Silva
Com ilustração de Henrique Monteiro
No dia 15 de julho de 1901, nasceu na pacata Lambari-MG, aquela que seria uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX: Henriqueta Lisboa. Poeta, tradutora de poesia e crítica literária com vasta e premiada obra intelectual e artística, sua lírica, pela fluidez e enlevo dos versos, foi comparada por Antônio Cândido às de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Lisboa foi também uma relevante interlocutora e grande amiga da escritora chilena Gabriela Mistral, a primeira autora latino-americana a ganhar um Nobel de Literatura.
A obra de Lisboa, embora não esteja entre as mais citadas nas redes sociais e pela grande imprensa, notadamente não está entre aquelas que, após períodos de ostracismo, ressurgem na cena pública. A literatura da escritora mineira atravessou as décadas sem perder o vigor e o interesse de escritores, pesquisadores e leitores, além de ter recebido prêmios importantes.
Em 1925, vivendo no Rio de Janeiro, Lisboa publicou Fogo Fátuo, o primeiro de seus 16 livros de poesia - mais tarde denegado. O segundo rebento, Enternecimento, de 1929, recebeu da Academia Brasileira de Letras (ABL) o Prêmio Olavo Bilac, de 1930. Ela voltou a ser homenageada pela ABL em 1964 e em 1974; e em 1984 recebeu a mais alta insígnia da Casa, o prêmio Machado de Assis, auferido pelo conjunto da obra. Por ocasião de seu falecimento, em 1985, Rachel de Queiroz, a primeira mulher a ingressar na ABL, declarou: “Repito o que disse no dia de minha eleição [para a ABL]: quem devia ter entrado, primeiro que eu, era a Henriqueta”. Em 2010, o Prêmio Jabuti de biografia foi reputado ao livro de missivas Correspondência Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa.
Pelo viço e constância da sua poesia, Lisboa foi também uma desbravadora do espaço das mulheres na literatura brasileira. A autora irritava-se quando se referiam a ela como poetisa. Dizia, “só mesmo homens para quererem se apoderar de um substantivo terminado em ‘a’, como poeta, para relegar as mulheres poetas a um diminutivo, poetisa”. Vivendo em Belo Horizonte desde os anos de 1940, ela foi uma das primeiras mulheres a integrar o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, em 1958, e a primeira mulher empossada pela Academia Mineira de Letras, em 1969. Henriqueta Lisboa rendeu as sisudas instituições culturais e literárias caipiras com os livros Madrinha Lua (1952) e Montanha Viva - Caraça (1959). Mais tarde, como agradecimento à cidade em que criou a maior parte de sua obra literária, publicou Belo Horizonte Bem Querer (1972), poema que ganhou ares de mito fundacional da capital mineira.
No final de 2020, a Editora Peirópolis, em parceria com o projeto Acervo dos Escritores Mineiros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicou a Obra Completa de Henriqueta Lisboa. Organizada pelos professores-escritores Reinaldo Marques e Wander Melo Miranda, da universidade federal mineira, a Obra Completa foi organizada em três volumes: Poesia, Poesia Traduzida e Prosa. As partes podem ser compradas em e-book separadamente.
Para Reinaldo Marques, Lisboa desejou a publicação integral de sua obra pela forma como organizou e documentou sua vida pessoal e literária: “Se hoje podemos comemorar a edição da Obra Completa, isso tem a ver com o empenho dela de estruturar um arquivo. É como se o escritor, para tornar-se escritor, precisasse arquivar seus documentos, suas leituras, sua produção intelectual.” O acervo da autora foi cedido à UFMG, em 1989, por seus descendentes, sob a liderança de Abgail de Lisboa de Oliveira Carvalho, sobrinha e responsável pelo espólio da escritora.
Henriqueta Lisboa faleceu em Belo Horizonte no dia 9 de outubro de 1985, dia do aniversário de seu bom amigo Mário de Andrade. Em 2002, o centenário de Lisboa foi comemorado com homenagens e reedições de sua obra. Para Marques, “uma avaliação da real importância de Henriqueta Lisboa para a nossa cultura e literatura ainda está por se fazer”. Quem sabe isso tomará curso em 2022, na esteira do centenário do Modernismo Brasileiro e com a perseverança da democracia e da beleza no país.
Para comemorar os 120 anos de Henriqueta Lisboa, o Vagão 98 lança a primeira edição da revista cultural Tabuleiro, que será divulgada em nossas redes sociais no domingo. Não perca!
Leia um poema de Henriqueta Lisboa e a seguir assista a uma palestra de 20 min. do Dr. Reinaldo Marques, organizador da Obra Completa, sobre a autora. Adiante, saiba como concorrer até o próximo domingo (18/7) a um exemplar da Obra Completa de Henriqueta Lisboa. É uma barbada!
ASSIM É O MEDO Assim é o medo:
cinza
verde.
Olhos de lince.
Voz sem timbre
Torvo e morno
Melindre.
Da sombra espreita
à espera de algo
que o alente.
Não age: tenta
porém recua
a qualquer bulha.
No campo assiste
junto ao títere
à cruz que esparze
vivo gazeio
de nervosismo
com vidro moído
grácil granizo
de pássaros.
E que rascante
violino brusco
não arrepia
ao longo o azul
dos meus veludos
se, a noite em meio
cá no fundo
quarto escuro,
a lua arrisca
numa oblíqua
o olhar morteiro.
Dentro da jaula
(mundo inapto)
do domador
em fúria à fera
subsinuosa-
mente resvala.
Aos frios reptos
do ziguezague
em choque, súbito
relampagueio,
as duas forças
se opõem dúbias
se atraem foscas
para a luta
pelo avesso:
despiste e fuga
ouro e vermelho
desde a entranha.
As duas forças
antagônicas:
qual delas ganha
acaso
ou perde
o medo
frente a
frente ao
medo?
De Além da imagem (1963).
PALESTRA BREVE DO DR. REINALDO MARQUES SOBRE HENRIQUETA LISBOA
BARBADA! Até o domingo (18/7), você pode concorrer ao box com a Obra Completa de Henriqueta Lisboa pelo @Instragram. Basta seguir os perfis @vagao98 e da @peiropolis e marcar dois amigos na publicação que anuncia a promoção! Regulamento:
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Quanto mais perfis você marcar, mais chances tem de ganhar.
Boa sorte!
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