top of page
  • Foto do escritorLelo Brito

VII Feira Literária das Águas Virtuosas

Atualizado: 21 de mai. de 2023


Lambari-Caxambu-Cambuquira-Três Corações-Varginha

De 19 a 28 de maio 2023



VII FEIRA LITERÁRIA DAS ÁGUAS VIRTUOSAS

O Vagão 98 reuniu 20 parceiros para oferecer mais de 30 atrações gratuitas em

cinco cidades sul mineiras


Como já é tradicional em maio, Lambari-MG realiza as festividades da Congada à São Benedito, através de seus ternos de Congado, e a Feira Literária das Águas Virtuosas (FLAVIR), de iniciativa do Vagão 98. Itinerante, a partir de hoje (19/5) a feira percorrerá, além da cidade-sede, Caxambu, Cambuquira, Três Corações e Varginha. Colaborativa, a agenda da FLAVIR foi construída com parceiros locais dos municípios que participam da itinerância. Nesta sétima edição, a FLAVIR oferece uma programação madura e instigante, que preza pela diversidade cultural e pela excelência artística sul mineira.


ELISSANDRO AQUINO

O autor homenageado da VII FLAVIR é o escritor, dramaturgo e professor Elissandro Aquino. Carioca radicado em São Lourenço, onde integra o grupo Fonte das Letras, tradicional parceiro da FLAVIR, Aquino foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2023 por sua direção de dramaturgia na peça “Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus”. Como escritor, Aquino é coautor do livro “Escrevendo a Paz” , publicado pela UNESCO, com tradução para o inglês e o francês, e da obra “Imagens a contratempo: relações entre antropologia e arte contemporânea” (2022), editado pela Unirio em parceria com a Universidade de Paris.É também autor do livro infantil "Rio de Gentileza" (2018). Com sua produtora, a Viramundo, ele foi um dos gestores culturais da Sala Municipal Baden Powell, no Rio de Janeiro/RJ, onde realizou o projeto “Residência Artística Toda Essa Bossa”, com curadoria de João Donato. Na ocasião, desenvolveu projetos com Ed Mota, Tulipa Ruiz, Ney Matogrosso, Nelson Sargento, Marcos Sacramento, Elisa Lucinda, Fernanda Abreu, Angela Ro Ro, Francis Hime, Ivan Lins, Diogo Vilela e Maitê Proença, entre outros. Sua aparição fugaz nas artes e na produção artística brasileira também lhe rendeu, em 2018, o prêmio nacional do Projeto Social de Moda e Empreendedorismo para Povos de Comunidades de Quilombo, oferecido pelo Ministério dos Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Agora Elissandro Aquino se junta à sua personagem a escritora Carolina Maria de Jesus e à Conceição Evaristo no hall dos gênios brasileiros homenageados pela FLAVIR, todos eles negros. “O curioso é que não pautamos a escolha do autor homenageado pelo critério da negritude. Na curadoria, nós discutimos a força da obra e a representatividade social e artística dos indicados. Se foram três negros os homenageados, isso deve-se à força própria da negritude, do lugar que o pensamento e a criação quilombista vem conquistando a fórceps no Brasil, uma das sociedades mais racistas do planeta”, pondera Lelo de Brito, curador da FLAVIR.


CINEMA NA FLAVIR

Tanto quanto o debate sobre as águas, o cinema entrou para ficar nas programações da FLAVIR. O programa de 2023 conta com cinco exibições do formidável e premiado documentário “Belchior: apenas um coração selvagem”, vencedor do Festival Tudo é Verdade de 2022. O filme foi o último a ser autorizado pela produtora e o local e o horário de suas exibições será anunciado na segunda-feira (22/5).

Há também o documentário Guardiões da Memória (2023), de Eduardo Biaso e Paulo Alexandre Barros, sobre a força da tradição do Congado em Lambari/MG.

A Mostra Cavi Borges apresenta quatro dos melhores filmes do jovem diretor carioca, também responsável pelo frenético Cine Net Botafogo, no Rio de Janeiro/RJ. De Borges serão exibidos “Cidade de Deus 10 Anos Depois” (2013), que discute o destino do elenco do filme brasileiro de estrondoso sucesso, integrado por grandes atores e por talentos descobertos na favela que dá nome ao filme. “Salto no Vazio” (2017) é uma experimentação de montagem do diretor a partir de gravações feitas em viagens pelo mundo com sua companheira. “Vida de balconista” (2009) conta a saga do atendente de locadora de vídeo que sonha em ser um cineasta, enquanto precisa lidar com os excêntricos clientes. Em “Um filme francês” (2017), uma diretora de cinema quer fazer um filme de Belle Époque na capital carioca.


FLAVIR NA EDUCAÇÃO

Entre os parceiros tradicionais da FLAVIR, a novidade é o número de parceiros educacionais desta edição. Em Lambari, pela primeira vez, a feira tem parceria com a E. E. Maria Rita Lisboa P. S, que recebe hoje (19/5), a palestra Feminismo e Sociedade, ministrada pelas ativistas Nádia Faria e Larissa Faria. É também a primeira vez que a feira chega a uma comunidade rural lambiense, com a contação de histórias de Elaine de Castro no Sarauzinho da E. M. Ézia Cardoso, da comunidade Santa Quitéria (a confirmar). Em Três Corações, a dobradinha com o campus local do Instituto Federal se repetirá, quando 90 alunos do terceiro ano da instituição irão ao Villa Container, na quinta-feira (25/5), para assistir a um dos filmes da Mostra Cavi Borges de cinema brasileiro. Na sexta-feira (26/5) e no sábado (27/5) a FLAVIR se integra ao 4º Simpósio de Letras e Literatura (SILL) do Centro Tecnológico Federal (CEFET), com mesas redondas sobre a formação do povo mineiro e oficina sobre cinema e literatura. E também no dia 27, na sede em Cambuquira a Faculdades Trilógicas Keppe & Pacheco exibirá o documentário Guardiães da Memória, de Eduardo Biaso e Paulo Alexandre Barros, sobre o Congado em Lambari.

PARCEIROS E APOIADORES

Uma das principais características da FLAVIR é a programação montada por atores do setor cultural sul mineiro parceiros, com apoio de entes públicos e privados. São parceiros da VI FLAVIR o Grupo Literário Fonte das Letras, de São Lourenço, a E. E. Maria Rita Lisboa, o grupo das Mulheres Empreendedoras de Lambari (MEL) e a Associação das Mulheres Cafeicultoras da Mantiqueira (AME Cafés), de Lambari, a Academia Caxambuense de Letras, da Caxambu, Associação dos Poetas e Escritores Sul Mineiros (APESUL), de Varginha, o Grupo Vírus Poético e o Instituto Tecnológico Federal, de Três Corações, o Centro Federal Tecnológico, de Varginha, a Faculdades Trilógicas Keppe & Pacheco e a ONG Nova Cambuquira, em Cambuquira e a Livraria Estação Mercado do Livro, em Lambari. São apoiadores da feira o Hotel Caxambu, a Editora Peirópolis, a Cavideos, a Clariô Filmes a NOD Filmes, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Três Corações. Patrocinam a FLAVIR a Villa Container, em Três Corações, e a Livraria Estação Mercado do Livro, em Lambari. E a produção é do Centro Cultural Vagão 98.


Confira a programação completa!



PROGRAMAÇÃO



Sex (19/5) - 19h

Palestra Feminismo e Sociedade

Com Nádia Faria e Larissa Faria

Local: Escola Estadual Maria Rita Lisboa Cidade: Lambari-MG Palestra para os alunos do 3º ano regular e do EJA **********************************************************

Sáb (20/5) - 15h

Mesa Redonda: Salão dos Escritores Sul Mineiros

Com APESUL, Angela Aguiar; Marine Melo; Nádia Faria; Eugênio Rodrigues, Paulo de Barros, Antônio Almeida. Local: Livraria Estação Mercado do Livro Cidade: LambarI-MG Bate-papo sobre literatura e escritores sul mineiros


Sáb (20/5) - 17h

Exibição de “Este filme é uma merda” Com presença do diretor Antônio Almeida Local: Teatro do Vagão 98 Cidade: Lambari-MG Curta-metragem autoral



Sáb (20/5) - 19h

Conferência de Abertura da VII FLAVIR

Com o autor homenageado Elissandro Aquino

Local: Teatro do Vagão 98

Cidade: LambarI-MG

Elissandro Aquino conta sua trajetória nas literatura e no teatro até a indicação ao Prêmio Shell de 2023



Sáb (20/5) - 20h

Sarau Vagão 98

Com: Palco livre Local: Teatro do Vagão 98

Cidade: LambarI-MG

***************************************************

Dom (21/5) - 19h

Mostra Cavi Borges apresenta “Cidade de Deus 10 anos depois”

Local: Teatro do Vagão 98

Cidade: LambarI-MG


***************************************************

Seg (22/5) - 9h-

Sarau dos alunos da E.M Ézia Cândida e contação de histórias

Com Elaine de Castro

Local: E.M Ézia Cândida (comunidade rural Santa Quitéria)

Cidade: LambarI-MG


Seg (22/5) - 19h -

Mostra Cavi Borges apresenta “Um filme francês”

Local: Teatro do Vagão 98

Cidade: Lambari-MG

***************************************************


Ter (23/5) - 19h

Terça Insana no Villa Container Jam 30 anos de música em Três Corações

Com: Bossa Roça; Pety Calixto; Rafael Raciocínio Tático; Vírus Poético; Rafael e Ismael Resende (Magos de Minas);

Local: Villa Container

Cidade: Três Corações *****************************************************


Quar (24/5) - 14h - 20h

Música e exposições de artes visuais e livros

Com exposição de livros com Cilene Arnaut e de quadros de Maria do Carmo

Local: Salão do Hotel Caxambu

Cidade: Caxambu-MG


13 - Quar (24/5) - 15h - 15h30

Música voz e violão

Com Jorge Mello

Local: Salão do Hotel Caxambu

Cidade: Caxambu-MG


Quar (24/5) - 15h30 - 16h

Música de Câmara

Com Orquestra de Câmara da ACL

Local: Salão do Hotel Caxambu

Cidade: Caxambu-MG


Quar (24/5) - 19h

Sarau e lançamento de livros Academia Caxambuense de Letras (ACL)

Com Maria Rodrigues (presidenta); Cilene Arnaut, Ana Maria Santana; Sérgio Medeiros; e Leandro Campos Alves

Local: Salão do Hotel Caxambu

Cidade: Caxambu-MG


Quar (24/5) - 13h

Projeto JAL exibe “Auto da compadecida”

Para os alunos do 9º ano da E. E. João de Almeida Lisboa (Jesuânia)

Local: Livraria Estação Mercado do Livro

Cidade: Lambari-MG



Quar (24/5) - 18h

Clube de Leitura Trem de Ler

Bate-papo sobre o livro de contos Octaedro, de Julio Cortázar

Local: Livraria Estação Mercado do Livro

Cidade: Lambari-MG


Quar (24/5) - 20h

Mostra Cavi Borges apresenta “Vida de Balconista”

Local: Teatro do Vagão 98

Cidade: Lambari-MG

*****************************************************


Quin (25/5) - 9h

Mostra Cavi Borges exibe “Salto no Vazio”

Com alunos do 3º ano do Instituto Federal de Minas Gerais

Local: Villa Container

Cidade: Três Corações-MG


Quin (25/5) - 19h

Conferência “Teatro brasileiro”

Com o dramaturgo Elissandro Aquino

Local: Villa Container

Cidade: Três Corações-MG


Quin (25/5) - 20h

Mesa de Lançamento de Face Fechada (Roberto Iemini e Estevam Avellar)

Com Ana Alexandrina Vilhena; Lelo de Brito; Fátima Dib; Jean Caic

Local: Villa Container

Cidade: Três Corações-MG

Quin (25/5) - 21h

Show com Pety Calixto

Local: Villa Container

Cidade: Três Corações-MG

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Sex (26/5) - 10h50

Roda de Conversa: “Sete Orelhas e a formação do povo mineiro” Com Lelo de Brito, Bruno Maia e Expedito Gonçalves Dias; Mediação: Profa. Dra. Lenise Oliveira Tavares

Local: Campus CEFET

Cidade: Varginha

Sex (26/5) - 9h

Estação Mineira Livros (novos e usados)

Com Flávio Andrade

Local: Campus CEFET

Cidade: Varginha

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Sáb (27/5) - 10h

Workshops/oficinas Literatura e cinema

Com Profa. Dra. Carina Adrielle Duarte de Melo

Local: Campus CEFET

Cidade: Varginha


Sáb (27/5) - 14:45h

Simpósio temático: da literatura ao acorde: a escrita e música em um só espaço

Com Profa. Ma. Ana Cristina Botelho

Local: Campus CEFET

Cidade: Varginha


Sáb (27/5) - 15h

Contação de histórias com Karina Vilas Boas

Local: Livraria Estação Mercado do Livro

Cidade: LambarI-MG


Sáb (27/5) - 17h

Reunião aberta do Grupo Mulheres Empreendedoras de Lambari (MEL)

Com Geane Andrade e convidadas

Local: Teatro do Vagão 98

Cidade: LambarI-MG


Sáb (27/5) - 19h

Mesa de Debate: os 100 anos de radiodifusão no Brasil

Com Eugênio Rodrigues, Adriano Carlos e João Lindigton

Local: Teatro do Vagão 98

Cidade: LambarI-MG


Sáb (28/5) - 17h

Guardiões da Memória (doc sobre a Congada)

Com Angela Rodrigues

Local: Theatro Thalia (FATRI)

Cidade: Cambuquira

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Dom (28/5) - 17h

Dinossauros do Brasil (videoaula)

Com Luiz Eduardo Anelli

Local: Villa Container

Cidade: Três Corações

Dom (28/5) 17h

Guardiões da Memória (doc sobre a Congada)

Com Angela Rodrigues

Local: Teatro do Vagão 98

Cidade: Lambari


123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page